quinta-feira, 3 de maio de 2007

Sly Dunbar


Seu nome vem sempre atrelado ao do parceiro Robbie Shakespeare, baixista com quem toca, produz, mixa e remixa há mais de mais 30 anos. O duo jamaicano Sly & Robbie é mundialmente conhecido como a maior cozinha (formação de baixo e bateria) de reggae de todos os tempos. Pela qualidade dos dois, eu tiraria o reggae do título e deixaria assim: "Uma das Melhores Cozinhas de Todos os Tempos".

Os dois já tocaram em mais de 200 mil gravações (essa conta eu tirei do All Music), acompanhando gente como Bob Dylan, Rolling Stones, Gilberto Gil, Joe Cocker, Cindy Lauper, além dos principais nomes do reggae jamaicano. Como produtores, trabalharam com uma outra penca de artistas.

Na minha opinião, o que faz os dois tão especiais é que sempre tocam para a música. Não querem mostrar tudo o que sabem em 3’ de canção. O som é sempre firme, com pegada, no tempo, sem falhas e com muita propriedade. E para melhorar o que já é excelente, os dois entendem horrores de colocação de baixo e bateria (e guitarra, e voz, e teclados, e sopros...) numa sessão. Podem reparar: nenhuma de suas gravações falta ou sobra som. Os graves, médios e agudos estão sempre nos lugares corretos, os timbres sempre funcionam perfeitamente.

Além de todas essas qualidades musicais, Sly Dunbar, principalmente, é um profundo conhecedor dos equipamentos eletrônicos. Ele foi um dos primeiros a usar as Simmons Drums sem preconceito, apostando certo nas possibilidades sonoras dessas novas tecnologias. Até onde sei, SD continua assim. Mas quando é necessário, sabe tocar um kit acústico como poucos.

Quando comecei a tentar tocar reggae (tento até hoje), conhecia o Sly & Robbie apenas de nome, ouvindo as entrevistas dos Paralamas. Comprei, com atraso, o disco “Rhythm Killers” e fiquei meio de cara. Não tinha nada que me lembrasse o som de Bob Marley (a minha referência de reggae na época). Era uma coisa moderna, forte para burro, com a uma batida de hip-hop e funk. E hoje, 15 anos depois do dia que comprei esse disco, toda vez que escuto alguma coisa dos dois, qualquer coisa, tenho ainda a mesma sensação: uma batida muito estruturada, que é cerebral sem perder uma gota de inspiração, e que só é possível por algum acidente da natureza.

Para o podcast de hoje, escolhi alguns momentos da dupla Sly & Robbie tocando com alguns artistas que, de certa forma, foram influenciados pelo som da dupla.

Vamos à seleção:

NIGHTCLUBBING
Grace Jones (Nightclubbing, 1981)
essa versão para a música de Iggy Pop é maneiríssima. o que me impressiona é a bateria manter a mesma batida durante toda a música. e olhe que a batida é meio chatinha, com uma mudança no final do compasso. é coisa de quem sabe de cor a essência don ritmo. não deixa sobrar e nem faltar nada.

YOU'LL NEVER KNOW
Gregory Isaacs (Sly & Robbie Present Gregory Isaacs, 1973)
para mim, essa é uma das músicas mais felizes do mundo. de novo, a bateria entra num mantra e vai embora. o baixo (e que baixo!) ainda dá umas variadas, mas a bateria segue firme. já toquei essa música algumas vezes e sempre estrago tudo, dando uma virada sem necessidade. como disse anteriormente, tocar como SD é para quem pode, e não para quem quer.

YOUTH
Black Uhuru (The Dub Factor, 1983)
aqui já entra a onda do DUB. os dois amarraram o som do Black Uhuru de tal forma que acabaram influenciando a forma de composição do grupo. gosto dessa música pela caixa, principalmente, que entra e sai, volta com delay, sempre com a mesma dinâmica. e o bongô (que eu acho que é tocado por SD com a baqueta) é sensacional.

RING OF FIRE
Grace Jones (Private Life: The Compass Point Sessions, 1982)
se alguém souber tocar a introdução da bateria, por favor, me ensine. não consigo nem chegar perto da dinâmica entre as peças. a versão para esse country é fantástica (principalmente a guitarra e a voz). e o clima de ensaio é sensacional. desesperador (pq faz parecer fácil tocar desse jeito), mas sensacional.

(YOU GOTTA WALK) DON'T LOOK BACK
Peter Tosh (Bush Doctor, 1978)
música muito maneira e alegre da carreira rebelde de Peter Tosh. Mick Jagger divide os vocais com ele. nas primeiras semanas de Maskavo Roots (meu grupo nos anos 90), tentamos tocar essa música. os outros conseguiram, mas eu fiquei devendo. até hoje não consigo reproduzir a dinâmica entre bumbo, caixa e, principalmente, ximbau. acabo sempre tocando um country safado ou um shuffle capenga.

ASSAULT ON STATION 5
Sly & Robbie (Reggae Greats: A Dub Experience, 1985)
faz parte de um dos discos solo da dupla. coloquei essa versão mais pelos efeitos – gosto muito das palminhas. e o andamento bem para frente é bem legal. serve também para mostrar o quanto eles entendiam de mixagem.

"MOSES" THE PROPHET
Peter Tosh (Bush Doctor, 1978)
do disco clássico de Peter Tosh. apesar da flautinha doida e da letra, adoro essa música. a bateria é cheia de detalhes – reparem como ele alterna o timbale (mais agudo) com o tom (grave). e SD faz soar muito natural. é um bom exemplo de como a sua bateria é elaborada e, ainda assim, cheia de feeling. me amarro muito também na batida do bridge instrumental.

Valeu
Txotxa

8 comentários:

Ricardo Cury disse...

."..Era uma coisa moderna, forte para burro...E hoje, 15 anos depois do dia que comprei esse disco, toda vez que escuto alguma coisa, qualquer coisa, tenho ainda a mesma sensação: uma batida muito estruturada, que é cerebral sem perder uma gota de inspiração, e que só é possível por algum acidente da natureza."

Esse parágrafo acima vale pro que sinto quando coloco o disco Maskavo Roots pra tocar.

E a coisa do "One Drop" é realmente um enigma da humanidade.

Abração.

Unknown disse...

Bacana, conhecia S&R dos discos do Black Uhuru ("Red", "Sinsemilla"), e de uma coisas do Lynton K. Johnson. Não sabia desse trampo deles com a Grace Jones, p. exem.

Txotxa disse...

cury, em nome dos colegas, agradeço o elogio. e o one drop é mesmo uma coisa...

fernando, essa fase com o Black Uhuru é boa, mesmo. e o LKJ estava tocando ontem no meu carro :-)

abs para os dois

Anônimo disse...

Muito bom esse teu blog. Parabens. Quer sugestões?

Terry Bozio
Tony Thompson
Carl Palmer
Bill Bruford
Micheal Giles
Ian Paice
Narada Michael Walden
Mongo Santamaria
Billy Cobham
Jack DeJohnette
Cozy Powell
Alphonse Mouzon
Mickey Hart

Brasileiros

Paulinho da Costa
Chico Batera
Nana Vasconcelos
Milton Banana
Robertinho Silva
Pascoal Meirelles
Airto Moreira

Txotxa disse...

Anônimo,

valeu pelas dicas e pela visita.

abs

Anônimo disse...

Caro Txotxa,

Primeiramente, queria pedir desculpas por não saber pronunciar o seu nome. O seu nome é Galego, Catalão, Astuariano, Basco...?

Enfim, pelas dicas que te dei, só fiz ensinar o padre a rezar missa. Sei que já tem todos esses nomes na ponta da lingua, talvez na ponta das mãos e pés tambem.

Sobre a visita, quem deve agradecer aqui sou eu. O seu blog é uma luz edificante nesse mundo de ignorancia pop enlatada. Esse blog é de interesse acadêmico, é aula gratis de apreciação musical. Valeu voce.

Txotxa disse...

anônimo,

o nome é um apelido de infância, mas tem a pronúncia bem fácil :-)

e obigado pela gentileza. espero que continue gostando das postagens aqui.

abs

F3rnando disse...

Txotxa, ô pá...Não é que eu descobri por esses dias que (YOU GOTTA WALK) DON'T LOOK BACK é um cover do Temptations?